quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

"Dois vira, quatro acaba"



     Nem o mais pessimista dos torcedores poderia imaginar que a estreia do São José "em casa" seria tão desastrosa. Sem mostrar nenhum padrão de jogo, a Águia foi goleada por 4x0 pelo Galo e amargou a segunda derrota em dois jogos.
     O Velo Clube foi superior durante os 90 minutos e abriu o placar logo no início da partida, numa falha incrível do bom goleiro Dida. E falando em falhas, a zaga joseense vacilou em todos os gols e em muitas outras jogadas que não resultaram em gol, mostrando claramente que é o ponto fraco do time. Ou melhor, o ponto mais fraco entre tantos pontos fracos evidenciados na partida de hoje.
    O segundo gol saiu a partir de um pênalti cometido de forma infantil, mas o que mais chamou a atenção no primeiro tempo, que terminou 2x0 para os visitantes, foi que a equipe de Rio Claro fez o que quis diante dos anfitriões. O Velo jogou em velocidade e tocou a bola com facilidade no meio dos volantes e dos zagueiros joseenses, que não demonstravam nenhum poder de reação. 


    Nem parada técnica, nem intervalo, tampouco substituições; nada foi capaz de mudar a postura do time joseense em campo. No segundo tempo, em outras duas falhas, mais dois gols. E se o Velo tivesse trabalhado melhor as várias jogadas construídas facilmente, poderia ter vencido tranquilamente por 5, 6, ou até mesmo 7x0. No entanto a partida terminou nos 4x0.
     A torcida da Águia compareceu em bom número (tratando-se de uma tarde de dia útil), apoiou e cantou, mas também protestou, afinal, o futebol demonstrado foi horrendo. A zaga é lenta e deixa muitos espaços, os laterais não atacam e não defendem, o meio de campo não marca, não arma jogadas e não acerta passes e, por fim, o ataque... Bom, é difícil avaliar, pois a bola raramente chega redonda para os atacantes. Mesmo assim, também é um setor que está deixando a desejar. No gol estamos bem servidos; a falha de hoje pode ser considerada normal, pois os melhores goleiros do mundo também falham.
     
        O que esperar?

     Defendi que o time não poderia ser julgado por apenas uma partida, quando muitos torcedores já decretavam mais um ano perdido após a derrota para o São Bento. Ainda estamos no início da competição, é verdade, mas também afirmei que deixar que as equipes abram vantagem pode ser irreversível. Enfim, fechamos a segunda rodada sem nenhum ponto, na humilhante 20ª colocação, ou seja, na lanterna do campeonato.
       Foram apenas dois jogos. Tão somente duas partidas, contudo o que preocupa é que não houve evolução alguma do primeiro para o segundo jogo. Em Sorocaba, o primeiro tempo do São José foi péssimo, mas houve uma ligeira melhora na etapa final; todavia, em Jacareí, tanto o primeiro como o segundo tempo foi um show de horrores. A equipe pareceu regredir, o que é inadmissível para quem almeja o acesso.
      Acredito que o São José merece mais uma chance: a terceira partida. Se não houver uma evolução considerável, aí sim, algo precisará ser mudado radicalmente, caso contrário poderemos ter, de fato, mais um ano perdido.

     
     Ficha técnica

     São José: Dida; Marcelo Lanza (Leandro Ratinho), Ícaro, Guilherme e Wanderson (Victor Santana); Paulo Vitor, Dé Bahia, Gustavo Carvalho e Carlos Victor; Jhuan e Marcinho Beija-Flor (Daniel Ventania). Técnico: Ruy Scarpino.
    Velo Clube: Carlão; Oliveira, João Victor, Tiago Bernardi e Adriano Garça (Ernando); Samuel, Diego e Paulinho; Leleco (Pedrinho), Roberto (Tom) e Rick. Técnico: Carlos Rossi.
      Gols: Leleco (2), Roberto e Rick.
      Expulsão: Leandro Ratinho (São José)

     Próximo confronto

     O São José voltará ao Stavros Papadopoulos no próximo domingo, às 16 horas, contra o Guarani, que somou apenas 1 ponto no campeonato e também ocupa a zona de rebaixamento.
     

Texto: André Ricardo Castanhare
Foto 1: André Ricardo Castanhare
Foto 2: Greice de Alencar Alcântara
Foto 3: www.futebolinterior.com.br

2 comentários:

  1. Excelente texto e excelentes fotos!! Parabéns! Se Continuarem assim, logo estarão no Globo Esporte!! Muito bom trabalho, apaixonado, imparcial e pontualíssimo.
    Espero que com a chegada do novo zagueiro o São José possa enfim, começar a arrumar essa defesa que não para nada...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Luiz. Agradeço de coração pelas palavras! =)
    Espero poder corresponder sempre, pois é importante o torcedor do São José ter cada vez mais espaço para informações e debates acerca da Águia! =D
    E vamos torcer pela melhora do time. Que o Jean arrume o sistema defensivo e a marcação... ^_^

    ResponderExcluir