Águia é derrotada pelo Tigre e encerra primeiro turno sem vencer
Dia após dia, a situação do São José vai ficando mais crítica na Copa Paulista. Hoje a Águia voou a São Bernardo para conhecer sua terceira derrota em quatro jogos, dessa vez por 1x0. Para piorar a situação, os joseenses estão isolados na rabeira.
Como apenas a vitória interessava, Paulinho McLaren escalou na equipe titular quatro dos cinco reforços - apenas o goleiro Moisés não estreou. No entanto, mesmo com tantas novidades no time, os erros continuaram os mesmos: muitos toques laterais e poucas finalizações.
O São José até tentou começar bem o jogo, tanto que o primeiro ataque foi joseense. Willian Donizete, logo no minuto inicial arriscou um chute, mas desequilibrado, pegou mal na bola. A resposta do São Bernardo veio dois minutos depois, com Felipe Mateus, que chutou melhor, porém o goleiro Rafael, bem posicionado, encaixou com segurança.
Aos 5 minutos, Bruno Celeste, que estava retornando ao time principal, apareceu com uma bela jogada. Do meio do campo, o camisa 10 joseense fez bom lançamento, longo, na diagonal, e encontrou Willian Donizete, porém o camisa 11 deixou a bola escapar na hora do domínio e perdeu o que poderia ser uma boa oportunidade.
Após esse lance a Águia exagerou nos passes sem objetividade, o que fez o Tigre crescer e criar duas boas chances. Na primeira, aos 9, Jean Carlos chutou com perigo, por cima do gol de Rafael. E aos 19 foi a vez de Magal, no contra-ataque, chutar sem muita força para nova defesa do arqueiro joseense.
Mesmo sem muita criatividade, em um jogo de baixo nível técnico, os anfitriões conquistaram mais volume de jogo e foram mais objetivos. Com isso, aos 39 aconteceu o que já estava previsto: o gol. Walterson avançou pela ponta direita, cruzou rasteiro no primeiro pau e Paulo Marcelo foi mais rápido que a zaga joseense: 1x0 no placar.
E antes do fim dos 45 minutos iniciais, quase os donos da casa ampliaram o marcador. Aos 44, novamente Walterson avançou pela direita e mandou bola cruzada para a área, mas dessa vez o setor defensivo dos visitantes foi mais esperto e afastou o perigo.
Na etapa complementar, o São José fez exatamente o mesmo jogo: começou atacando, exagerou na troca de passes e arriscou pouco. O primeiro lance foi aos 5 minutos, com Jackson Five, que entrou na área, mas se enroscou com a bola, facilitando a defesa do ótimo goleiro Daniel, que já vestiu o manto joseense em 2009.
Tentando reagir, a Águia criou mais duas chances razoáveis. Aos 9, Gilsinho, que entrara no intervalo, foi à linha de fundo e bateu cruzado na pequena área, todavia a zaga do Tigre tirou o perigo. No minuto seguinte, o zagueiro Toninho subiu de cabeça, mas a bola passou à esquerda de Daniel.
E aos 13 veio, finalmente, a primeira chance perigosa do São Bernardo no segundo tempo. Walterson invadiu a área e chutou rasteiro, Rafael espalmou e Magal não conseguiu aproveitar o rebote. Dez minutos depois o Tigre rugiu novamente, com Jean Carlos, que disparou um foguete em cobrança de falta, que passou à esquerda de Rafael.
A essa altura o São José já estava com quatro atacantes em campo: Willian Donizete, Jackson Five, Diego Dedoné e Soares. Mesmo assim, os ataques se resumiam a cobranças de falta não aproveitadas. Já o time da casa chegou com perigo em duas oportunidades, ambas com Jean Carlos; primeiro aos 27, depois aos 35, contudo a Águia se safou de levar o segundo.
E no final da partida, os joseenses ensaiaram uma pressão, sem muito sucesso. Aos 42, Toninho disputou bola aérea e descolou um escanteio, que não foi aproveitado por Gilsinho na sequência. Já aos 49, no último lance da partida, Jackson Five também descolou um tiro esquinado para a Águia, o qual novamente foi desperdiçado, decretando mais um revés para o time do Vale na Copa Paulista, último colocado no Grupo 4.
Ficha técnica
São Bernardo 1 x 0 São José
Data: 08 de agosto - Horário: 15 horas
Local: Primeiro de Maio, São Bernardo do Campo
Árbitro: Dermival Benedito Gomes
Assistente 1: Mauro André de Freitas
Assistente 2: Fernando Luis Raveli
Quarto árbitro: Jefferson Dutra Giroto
São Bernardo: Daniel; Magal, Vinicius, João Francisco (Rayan) e Eduardo; Lucas Santos, Carlinhos, Fellipe Mateus (Alyson) e Jean Carlos; Walterson e Paulo Marcelo (Naldinho). Técnico: Wilson Junior.
São José: Rafael; Rocha, Toninho e Bruno Fandinho; Niander, Lucas Madalosso (Gilsinho), Bruno Celeste, Fábio Leite (Soares) e Renato Peixe (Diego Dedoné); Willian Donizete e Jackson Five. Técnico: Paulinho McLaren.
Gol: Paulo Marcelo, aos 39 minutos.
Cartões amarelos: Daniel, Vinicius, Alyson, Walterson e Eduardo (São Bernardo).
Classificação e próxima rodada
Com a derrota no ABC e o empate sem gols entre Osasco Audax e Juventus, o São José se tornou lanterna isolado da chave. Com apenas 1 tento anotado, os joseenses estão a 2 pontos do Tigre, que hoje ocupa a última vaga do G3.
O problema se dá no fato de que a Águia é a única equipe do grupo que já fez os quatro jogos do primeiro turno. Dessa forma, a distância pode aumentar no próximo final de semana, já que o São José folgará na rodada enquanto os outros oponentes estarão em campo.
Com isso, resta ficar na torcida contra Juventus e São Bernardo, que se enfrentarão na capital paulista. O melhor resultado para os joseenses seria um empate, o que impediria um distanciamento ainda maior. Também em São Paulo, o Nacional receberá o Osasco Audax, valendo a liderança. Ambos os jogos ocorrerão no próximo dia 16, domingo.
ANDRÉ CASTANHARE
Nenhum comentário:
Postar um comentário