O São José enfrentou o Batatais na manhã deste sábado, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e foi derrotado mais uma vez, por 2x0. A partida, válida pela última rodada do Campeonato Paulista da Série A2, marcou o fim do martírio joseense na competição, porém novos ares já parecem surgir na Águia.
Além de uma formação diferente em campo, fora dele também houve uma surpresa, esta um tanto quanto inusitada. O empresário Júnior Moraes, novo parceiro do clube, ficou no banco como técnico da equipe e pôde acompanhar mais de perto os jogadores, já observando quem poderá ser aproveitado no time na Copa Paulista.
Apesar de não estar garantido na competição visto que aguarda um convite da Federação Paulista de Futebol, Júnior Moraes intenta participar do torneio, que ocorrerá no segundo semestre. O intuito é iniciar ainda em 2014 a formação do time que disputará o Paulista da Série A3 em 2015.
O jogo em Bragança
Ambas as equipes entraram em campo apenas para cumprir tabela, todavia em situações distintas, tanto moralmente como na tábua de classificação. O São José, já rebaixado e com a última colocação asseverada, recebeu em sua mais nova casa provisória - a segunda neste campeonato - o Batatais, que não tinha nenhuma chance de subir, porém também não corria mais riscos de cair.
A torcida da Águia - como sempre, presente - sonhava com um triunfo na despedida, contudo o Batatais mostrou dentro das quatro linhas a diferença entre os times na seriação. Em um jogo sem grandes emoções, a equipe batataense se impôs desde o início e construiu uma superioridade em relação ao volume de jogo a qual logo se transformou em vantagem no placar.
Nos primeiros 15 minutos, o Fantasma da Mogiana teve duas chances de abrir o marcador, o que, de fato, veio a acontecer aos 17. Após jogada de Luciano Gigante, Willian dominou com estilo e acertou um bonito chute; o goleiro Júnior fez linda defesa, porém Flávio aproveitou o rebote e fez 1x0 para os visitantes. Pouco tempo depois, aos 25, os papéis se inverteram, mas o resultado foi o mesmo. O artilheiro Flávio trabalhou como garçom, servindo Luciano Gigante, que havia iniciado a jogada do primeiro gol, e o camisa 11 do Batatais não perdoou: 2x0 no placar.
Com o resultado já garantido, a partida foi cadenciada até o fim. Mesmo assim, os batataenses ainda tiveram mais quatro oportunidades de ampliar o marcador, o que não aconteceu graças ao arqueiro Júnior, que fez outras duas defesas importantes. Já os joseenses, pouco atacaram. As jogadas de real perigo foram escassas, mas ainda assim, diante das famigeradas condições adversas, o louvável esforço dos atletas ficou evidente.
Após o apito final, com mais um revés para as estatísticas, o clima era uma mescla de dever cumprido e frustração, fim e recomeço, tristeza e esperança. Uma ambiguidade dolorosa que somente os apaixonados torcedores joseenses podem entender.
Os jogadores cumpriram com hombridade o seu papel de entrar em campo a cada partida, mesmo sem receber salários, todavia a frustração é inevitável, pela campanha e pela despedida melancólica. O fim é apenas do campeonato, não do clube - como muitos queriam - e, contrariando as previsões mais apocalípticas, o soerguimento da Águia já está se iniciando, embora lentamente.
Enfim, a tristeza por mais uma vez não ter conseguido o tão sonhado acesso foi agravada pungentemente neste ano com o rebaixamento, no entanto, a esperança dos joseenses é de que Águia volte a voar em breve, pelos céus de São Paulo e do Brasil... Até lá, ficará a imagem do jogo final, da despedida, de um time que saiu de campo derrotado, mas na certeza de que outras batalhas virão, com vitórias mil...
Ficha técnica
São José: Júnior; Rony, Rodrigão, Felipe Miranda e Paulo Henrique; Filipe Mello (Petini), Dinho Souza, Pedro Henrique (Lek Lek) e Brayan (Edu); Luan e Robson. Técnico: Júnior Moraes.
Batatais: Thomazella; Renan, Edson Batatais, De Lazzari e Tobias; Willian (Silas), Van Basten, Diogo (Raul) e Henrique (Biro); Flávio e Luciano Gigante. Técnico: Márcio Bittencourt.
A lôbrega campanha da Águia
A lôbrega campanha da Águia
São Bento 2 x 1 São José
São José 0 x 4 Velo Clube
São José 1 x 2 Guarani
Red Bull 1 x 0 São José
Mirassol 4 x 0 São José
São José 0 x 0 Catanduvense
Guaratinguetá 1 x 1 São José
São José 2 x 1 Grêmio Osasco
União Barbarense 2 x 1 São José
São José 0 x 0 Rio Branco
São José 1 x 3 Itapirense
Ferroviária 0 x 0 São José
Santo André 3 x 1 São José
São José 0 x 3 Capivariano
São José 0 x 0 São Caetano
Marília 6 x 0 São José
São José 0 x 1 Monte Azul
Grêmio Barueri 2 x 0 São José
São José 0 x 2 Batatais
Parabéns e pêsames
Capivariano, Red Bull, São Bento e Marília merecem congratulações, pois são os mais novos integrantes da elite paulista. Por outro lado, Grêmio Barueri, Itapirense e Grêmio Osasco farão companhia ao São José na terceira divisão em 2015.
Vale ressaltar que a Águia perdeu para os quatro times que subiram e, além disso, marcou apenas um gol nessas quatro partidas, diante do São Bento. Já contra os outros três rebaixados, foram duas derrotas e apenas uma vitória, a única no campeonato, sobre o vice-lanterna Grêmio Osasco.
Texto e fotos: André Castanhare
Texto e fotos: André Castanhare
Bom, infelizmente o fim do campeonato não foi tão feliz para o torcedor joseense, a águi não teve um começo de ano tão feliz, e no jogo final do campeonato paulista contra o Batatais o time que entrou em campo, mostrou grande vontade, criou algumas chances, mas, acabou derrotado por 2X0.
ResponderExcluirMas gostariamos de dizer que o apoio da torcida sempre será o mesmo, independente dos resultados, e sabemos também que nossa águia vai ter melhoras futuramente trazendo alegria para o torcedor e grandes conquistas, pois, sabemos a capacidade do time, que juntamente com a força da torcida torna-se muito podereso.
Águia estaremos sempre ao teu lado onde for.