No próximo sábado, às 10 da manhã, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, a Águia do Vale enfrentará o Fantasma da Mogiana, em jogo válido pela última rodada do Paulista da Série A2. E com todo o respeito, o adversário não mete medo algum. O pior fantasma, o do rebaixamento, já se tornou real para os joseenses há algumas rodadas, portanto nenhum outro fantasma pode ser mais assustador do que a realidade para o São José Esporte Clube.
Isolado na lanterna, único clube matematicamente rebaixado, pior ataque, pior defesa e com apenas uma vitória na competição, o São José jogará pela honra, pela torcida e para não terminar o certame com um único triunfo. O fato de ter pela frente um oponente que não luta por nada - o Batatais não tem chance de subir nem corre o risco de cair - pode servir de alento para que os joseenses encerrem sua excruciante participação de forma digna.
Após tantas situações vexatórias e desumanas vivenciadas pelos atletas, chegar ao último jogo já é uma vitória. Não daquelas que a torcida queria, que é mencionada no hino do clube, porém serve como uma resposta digna aos que abandonaram ou desprezaram a instituição, seus jogadores e torcedores. Após tanta escabrosidade e sem receber salários, os atletas que permaneceram no time, com o apoio da torcida, escreverão a última página de uma guerra desigual.
E a torcida da Águia merece um capítulo à parte. Sempre presente, não importando a situação, apoiando o clube mesmo nas muitas e dolorosas derrotas, tantas vezes por goleadas maculadoras... Uma torcida que faz o seu papel e que, em 2014, chegou a fazer além do que lhe cabe, ajudando os jogadores, por amor ao clube, por solidariedade e por respeito. E essa torcida estará presente em Bragança, não para torcer, mas para manifestar uma paixão.
Diante disso, é possível temer algum fantasma? Quem é joseense de coração sabe que a resposta é negativa.
Olha amigo deste blog, cuidado com as palavras, pois em alguns casos, a mesma pode se virar contra o feiticeiro, e pra quem se informa, pelo menos o mínimo, do que e quem é BATATAIS FC, o Fantasma da Mogiana, sabe mto bem q seu time amanhã estará seriamente sujeito a tomar outra goleada viw, cuidado!!!
ResponderExcluirBom dia, Paco Batatais, tudo bem?
ExcluirLeia atentamente e verá a linguagem metafórica do texto. Não se pode levar para o denotativo o que é conotativo, é necessário contextualizar. A essência do que está escrito é que nenhum fantasma (por pior que seja) pode meter medo no São José em sua atual situação, pois a realidade é pior do que qualquer fantasma. Logo na terceira linha já há menção ao respeito, portanto não existe nenhuma ofensa ao Batatais.
Caso tenha dúvida em relação ao que falei, leia novamente o texto. São raríssimas menções ao Batatais Futebol Clube, pois o foco está na situação da Águia, o que viveu durante o campeonato e o fato de ser um jogo de despedida, triste por sinal.
Se, durante todo o campeonato, não houve desrespeito contra nenhum dos outros 18 adversários, porque haveria justo agora? Ao contrário do que você insinuou, conheço muito bem o Batatais, que é um time de respeito e que, por méritos, conquistou uma posição muito melhor do que o São José neste campeonato.
Agora, voltando ao suposto desrespeito, geralmente tal atitude vem de alguém que não tem o mínimo de educação ou que "se acha" por seu time estar numa situação superior ao(s) oponente(s). No primeiro caso, quem me conhece ou quem lê os meus textos sabe que não se trata disso; já no segundo, basta olhar a tabela do campeonato que não haverá dúvidas, não é?
A Estilística proporciona diversas formas de manifestar a linguagem, pode-se notar, portanto, jogo de palavras com alterações semânticas. Enfim, volto a dizer, não há nada pejorativo em relação ao Fantasma da Mogiana.
Por fim, se a Águia tomar mais uma goleada amanhã, não será diferente do que aconteceu durante todo o campeonato, embora eu tenha fé de que o último jogo não será desastroso como os demais foram. Enfim, muitas vezes é preciso que a razão esteja acima da emoção para fazer análises. A ideia do blog é acompanhar sempre o São José Esporte Clube, jamais atacar o adversário da vez. Pergunte aos torcedores dos outros clubes da A2 que conhecem o meu trabalho. O máximo que pode haver aqui, são leves alfinetadas ao Guaratinguetá (A2) e ao Taubaté (rival da A3). Fora isso, até hoje houve somente uma expressão satirizada em relação ao Fluminense, contextualizada no artigo em questão, que não vem ao caso agora.
Espero que tenha entendido. Abraços e fique com Deus.
P.S.: Infelizmente não poderei te desejar boa sorte no jogo de amanhã... rsrs
Acho q o paco batatais não leu o artigo e falou bosta!
ExcluirBom texto e excelente blog!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO cara não sabe interpretação de texto? Poxa vida, Se eu disser que o São José iria jogar contra a Macaca (Ponte Preta) estaria sendo racista? Como assim? Sugiro ao tal Paco Batatais, que estude um pouco de Interpretação e Produção de Texto. Ler um pouco mais, sei lá!! Sugiro As Cronicas de Nárnia, são excelentes em mateira de linguagem figurada!!
ResponderExcluir