domingo, 20 de julho de 2014

Águia do Vale perde na estreia da Copa Paulista


     O São José visitou o Grêmio Osasco na manhã deste domingo e foi derrotado por 3x0. O resultado deixou a equipe do Vale do Paraíba na lanterna do grupo e trouxe de volta os fantasmas do primeiro semestre, logo na rodada inicial.
     Repleto de caras novas, a equipe joseense pisou no gramado do estádio José Liberatti almejando iniciar a competição com uma vitória para apagar a péssima imagem deixada na campanha da Série A2, que ocasionou o vexatório rebaixamento para a terceira divisão paulista. No entanto, o que se viu foi a repetição de alguns dos erros que se tornaram triviais no primeiro semestre, com destaque para as falhas do setor defensivo em jogadas aéreas.

     O jogo

     O embate teve um início frio, amarrado, com escassas chegadas ao ataque. Nos primeiros 15 minutos as equipes apenas tocaram a bola, sem muita objetividade, porém os anfitriões se mostraram superiores desde o início. E a superioridade se transformou em gol aos 17 minutos, quando Diego Oliveira recebeu um cruzamento de Samoel que a zaga não cortou e, com muita tranquilidade, mandou para o fundo das redes: 1x0 no placar.
     Após o gol, o Grêmio Osasco recuou a marcação, dando mais espaço para o São José. No entanto, os joseenses criaram pouco, com raras descidas ao ataque, geralmente pela esquerda, sem muita consistência. Tanto que quem chegou com perigo novamente foi a equipe osasquense, com uma bola cruzada de Murilo, aos 27, que Goiano afastou de cabeça.
     Somente aos 32 a Águia teve a primeira chance. Goiano cobrou falta alçando a bola na área e o zagueiro Peterson tirou o perigo. Pouco tempo depois, aos 34, nova cobrança de falta para o São José. Novamente Goiano foi para a batida, jogando a bola na marca do pênalti, porém o goleiro Jeferson Romário saiu de soco, na dividida com o atacante Peu, jogando a pelota para longe da área.
     Nos minutos finais a partida voltou a ficar amarrada, tal como no início do embate. Aos 42 o último ataque digno de menção foi dos anfitriões, quando Samoel entrou na área, porém a jogada foi cortada por Goiano. Fim de primeiro tempo: Grêmio Osasco 1x0 São José.
     A etapa complementar começou mais movimentada e a primeira chance de gol surgiu logo aos 2 minutos. Após cobrança de escanteio, Peterson quase ampliou para o GEO, de cabeça, mas a bola foi para fora, rente ao poste direito de Alex Graciani.
     Aos 4, Diego Oliveira girou sobre a marcação joseense e encheu o pé, porém a bola subiu muito e passou por cima do travessão. A resposta da Águia veio no minuto seguinte, aos 5, com Cláudio Bala, mas o chute explodiu na zaga osasquense. 
     Quando o relógio marcava 14 minutos do segundo tempo, o camisa 9 dos donos da casa, Murilo, cruzou para o baixinho Samoel, que em meio aos zagueiros grandalhões da Águia, cabeceou, cara a cara com o goleiro Alex, que espalmou, fazendo uma bela defesa. Para não ficar atrás no quesito "ataque aéreo", o São José respondeu na mesma moeda, aos 19, porém não com a mesma qualidade. Goiano bateu o escanteio, Célio cabeceou fraco e Jeferson Romário defendeu tranquilamente.
     Os joseenses começaram a crescer na partida e, aos 21, Luan Santana levantou bola perigosa na área dos anfitriões, mas Rubens afastou. Logo em seguida, aos 23, nova descida ao ataque. Após jogada de Cláudio Bala, Célio ficou com a pelota e tentou um cruzamento na área, porém pegou mal na bola e apenas recuou para o arqueiro osasquense.
     E como diz o ditado: "quem não faz, toma". Aos 25 veio o balde de água fria. Em uma triangulação que se iniciou na meia-lua, Henrique tocou para José Gabriel que devolveu para Henrique, na cara do gol, ampliar o placar: 2x0. 
     Após o segundo tento anotado, a partida já parecia definida. Ainda assim, Diego Oliveira teve nova oportunidade, aos 38, mas chutou por cima do gol de Alex Graciani. Só que o camisa 11 não desistiu e, mesmo com a vitória já garantida, Diego Oliveira voltou a perturbar os defensores da Águia, aos 40. Dessa vez o matador dominou na área, esperou a saída do arqueiro joseense e tocou no canto esquerdo baixo para fechar o caixão: Grêmio Osasco 3x0 São José. Fim de jogo, resultado merecido. Venceu quem procurou mais o ataque e demonstrou mais tranquilidade e entrosamento.

     Ficha técnica

     Grêmio Osasco 3x0 São José
     Data: 20 de julho de 2014 - Horário: 10:00
     Local: Estádio Municipal Prefeito José Liberatti, Osasco

     Árbitro: José Cláudio Calógero
     Assistente 1: Mauro André de Freitas
     Assistente 2: Eduardo de Souza Neto
     Quarto árbitro: Lucas Martins Mola e Dias

     Grêmio Osasco: Jeferson Romário; Vitor Jacomini (Eduardo), Peterson, Jeferson Siqueira e Adriano; José Gabriel (Gabriel Vieira), Rubens, Henrique e Murilo; Samoel (Denis) e Diego Oliveira. Técnico: Vinicius Munhoz. 
     São José: Alex Graciani; Gustavo Sergio, Rodrigão e Misael; Goiano, Danilo (Luan Santana), Samuel (Eronildo Lek Lek), Cláudio Bala e Paulo Henrique; Peu (Célio) e Rodrigo Hote.Técnico: Jurandir Fatori.


     Classificação, resultados e próximo compromisso

     Com o revés, o São José ficou na 8ª e última colocação do grupo, amargando a tão temida, porém já conhecida lanterna, companheira frequente em 2014. O consolo é que seu maior rival, o Taubaté, também perdeu na estreia, todavia a Águia do Vale teve pior saldo de gols (3 negativos, contra 2 do Burro da Central). 


     Todas as outras partidas do Grupo 3 também foram realizadas neste fim de semana. Acompanhe os resultados dos futuros adversários da Águia do Vale na primeira fase do certame: Santo André 0x0 Juventus (19/07), Taubaté 1x3 São Bento e Atlético Sorocaba 1x1 São Bernardo (20/07). 
      O próximo compromisso do São José Esporte Clube será no dia 27, domingo, às 10 horas, no Martins Pereira, contra o Santo André. A partida marcará a reinauguração da casa da Águia e promete ser uma grande festa, pois coincidirá com o aniversário da cidade de São José dos Campos. No entanto, a festa que a torcida deseja é a comemoração, após o apito final, da primeira vitória joseense na Copa Paulista.

ANDRÉ CASTANHARE

Nenhum comentário:

Postar um comentário