domingo, 14 de setembro de 2014

Águia vence o Tigre e se classifica


     Na manhã deste domingo o São José recebeu o líder São Bernardo, no Martins Pereira, e venceu, de virada, por 2x1. A vitória garantiu a  classificação da Águia do Vale à próxima fase da Copa Paulista após 7 anos. Os gols joseenses foram marcados por Fabio Leite e Bruno Carvalho, ambos no segundo tempo.


     A  partida se iniciou sob um forte calor e o primeiro ataque foi dos visitantes. Logo no primeiro minuto o São Bernardo chegou à área joseense pela esquerda, mas o goleiro Moisés, atento no lance, saiu "no abafa" e afastou o perigo. A resposta do São José veio aos 11 minutos, com o artilheiro do  campeonato, Maikon, que chutou do bico esquerdo da área, fraco, nas mãos do goleiro Nunes.
     Logo em  seguida, aos 13, Maikon apareceu novamente. Após cobrança  de falta de Fabio Leite, na ponta esquerda, a pelota sobrou para o matador, na marca do pênalti. O camisa 9  joseense chutou forte, rasteiro, e a bola passou rente ao poste esquerdo do arqueiro são-bernardense. O São José exercia bem o papel de anfitrião e criava as melhores oportunidades.


     No momento em que a Águia estava melhor na partida, no entanto, o Tigre abriu o marcador. Aos 19, Henan, em posição duvidosa, apareceu na pequena área e apenas tocou para o fundo da rede, igualando-se a Maikon na artilharia da Copa Paulista, com 9 tentos. O gol, todavia, não abalou os joseenses, que permaneceram com mais posse de bola e criaram as melhores chances de gol, apesar do ritmo mais compassado devido ao sol escaldante que castigava os jogadores.
     Aos 22 minutos, Celinho chegou com perigo pela esquerda, porém chutou por cima do gol de Nunes. Após esse lance, as jogadas ofensivas não foram tão incisivas; o São Bernardo procurava se defender, para segurar o resultado, enquanto o São José procurava a melhor oportunidade de furar o bloqueio auri-negro.


     Depois de algumas tentativas de investida, parando na forte marcação do Tigre, os jogadores da Águia resolveram  arriscar chutes de longa distância. Aos 41, Fabio Leite bateu falta direto para o gol, mas Nunes encaixou com tranquilidade. Luan Santana, aos 47, também arriscou de longe, e com mais perigo, mas o arqueiro são-bernardense estava bem posicionado e defendeu em dois tempos, fazendo com que os 45 minutos iniciais se encerrassem com a vantagem do Tigre, por 1x0. 
      Veio então a etapa complementar, que começou da mesma forma que a inicial, com o São Bernardo atacando primeiro. Aos 3 minutos, Jean Carlos cruzou para Felipe Zanelatto, mas a cabeçada não levou perigo ao gol defendido por Moisés. A partir daí, o São José cresceu e pressionou os visitantes, no intuito de aproveitar o "fator casa" para garantir a classificação com uma rodada de antecedência, assim evitando uma decisão de vaga em confronto direto contra o Atlético, em Sorocaba, na última rodada.


     Dessa forma, os joseenses impuseram um ritmo mais incisivo e o resultado veio logo aos 10 minutos. A jogada  do gol de empate se iniciou com Luan Santana, que tocou para Celinho, na linha de  fundo. O camisa 10 cruzou na pequena área, a zaga do São Bernardo afastou de cabeça e, no rebote, Fabio Leite, de fora da área, pegou de primeira, de esquerda, para fazer um golaço: uma bomba no ângulo direito de Nunes e 1x1 no placar.


     Com a igualdade alcançada, a Águia continuou a pressionar o Tigre, sempre com o apoio da torcida joseense, que não parava de cantar e incentivar o time. Aos 18, Celinho se livrou da marcação e tocou na direita para Maikon, que surgiu como um lateral e fez um cruzamento perfeito para Bruno Carvalho cabecear, com  estilo, sem chance de defesa para o goleiro: 2x1, vira-vira joseense.
     A festa foi geral nas  arquibancadas com a virada e se estendeu durante os minutos restantes, que foram de mais toque de bola. Com o objetivo alcançado, o  São José passou a cadenciar o jogo e chegou pouco ao ataque. O São Bernardo, visivelmente desgastado, já classificado há duas rodadas, não mostrou poder de reação e em nenhum momento trouxe perigo ao setor defensivo joseense, que iniciava sua marcação desde o campo do adversário, limitando  o espaço dos auri-negros e evitando a criação de jogadas.


     Quando o Sr. Luciano trilou o apito, a festa das  arquibancadas contagiou os atletas, que se juntaram aos torcedores na  comemoração. Objetivo alcançado, classificação garantida e esperança cada vez maior: o título está ao alcance da Águia, que voa cada vez mais alto e confiante. Desde 2007 o  São José  não passava de fase na Copa Paulista, mas novos ares rondam o Martins Pereira neste momento.



     Ficha técnica

     São José 2 x 1 São Bernardo
     Data: 14 de setembro - Horário: 10:00
     Local: Martins Pereira, São José dos Campos
     
     Árbitro: Luciano Silva
     Assistente 1: Patricia Carla de Oliveira
     Assistente 2: Alexandre de Oliveira
     Quarto árbitro: Wanecley Lopes da Silva

     São José: Moisés; Luis Felipe, Misael (Gustavo Sergio), Rodrigão e Fabio Leite; Luan Santana, Sandrinho, Bruno Celeste e Celinho (Claudinei); Cecel (Bruno Carvalho) e Maikon.  Técnico: Jurandir Fatori. 
    São Bernardo: Nunes; Eduardo, Marcio Garcia, Junior Alves e Magalhães; João Francisco (Igor), Fellipe Mateus, Judson (Walterson) e Jean Carlos (Romario); Felipe Zanelatto e Henan. Técnico: Edson Boaro.



     Classificação e outros resultados

     Com  o triunfo sobre o São Bernardo, então líder do Grupo 3, o São José manteve a 4º colocação, mas já garantiu a classificação à fase seguinte da Copa Paulista. Além disso, a distância para os líderes diminuiu: a Águia está apenas 1 ponto atrás do Tigre, agora 3º colocado, e 2 pontos atrás dos líderes São Bento, derrotado pelos joseenses no meio da semana, e Santo André, único time a vencer o São José nos dois turnos da primeira fase. Vale ressaltar também que o São José é o clube que tem mais vitórias no grupo: 6.


      Nos outros jogos da chave joseense na rodada, houve dois empates e mais um vexame do Burro da Central. Na disputa pela liderança isolada, São Bento e Santo André empataram por 1x1, em Sorocaba. Melhor para os são-bentistas, que estão na ponta, no critério de desempate, pelo  número de gols marcados. Já na briga pelo G5, Juventus e Atlético Sorocaba empataram em 0x0, na capital  paulista, resultado ruim para as duas equipes, mas pior para o Moleque Travesso, que decidirá a vaga fora de casa contra o Grêmio Osasco.  Os gremistas, aliás, foram a Guarulhos e venceram o Taubaté por 1x0. Os taubateanos, em pleno ano de seu centenário, permanecem sem vencer no certame.

     Projeção e próximo compromisso

     Com o time classificado, os joseenses já começam a imaginar a segunda fase. Se o torcedor pegar o regulamento da competição e a classificação atual dos três grupos, é possível simular como ficaria a chave do São José. Caso a Copa Paulista terminasse hoje, a Águia do Vale estaria no Grupo 7, que é o único dos quatro grupos da segunda fase que não contará com um time que se classificou como líder. O grupo será composto pelo 2º colocado do Grupo 1, 3º do Grupo 2, 4º do Grupo 3 e 5º do Grupo 1. Hoje, a chave ficaria da seguinte forma: Botafogo, União Barbarense, São José e Votuporanguense.
     No entanto, ainda há um jogo  da penúltima rodada, que ocorrerá amanhã, entre Independente e Internacional, o clássico de Limeira, válido pelo Grupo 2 e toda a última rodada, que acontecerá no próximo domingo. O adversário do São José será o Atlético, em Sorocaba, às 10 da manhã. A Águia, no primeiro turno, venceu o Galo por 2x1, no Martins Pereira, na partida que marcou a reação joseense na competição.

Texto e fotos: ANDRÉ CASTANHARE

Nenhum comentário:

Postar um comentário