domingo, 26 de janeiro de 2014

Reflexões após a primeira rodada

     Todos os times já estrearam na Série A2 de 2014, mas nenhuma previsão pode ser feita. É cedo demais para apontar candidatos ao título, ao acesso ou ao rebaixamento visto que alguns times não tiveram uma pré-temporada adequada (como o próprio São José) ou foram montados às pressas. Ainda há jogadores sendo inscritos e há outros que sairão no decorrer do campeonato, ou seja, nós só teremos alguma condição de "apontar favoritos" por volta da oitava, nona ou décima rodada.
     Após o jogo de sábado, em Sorocaba, o técnico do São José, Ruy Scarpino, disse que o time provavelmente estará entrosado a partir da quarta ou quinta rodada. Isto não é inventar desculpa para a derrota, muito pelo contrário, é a mais pura realidade pelo fato de o São José ter começado tarde a montagem do elenco. Só que há um problema: o campeonato de 2014 terá apenas 19 rodadas! Somente os 4 melhores deste turno único conseguirão o acesso, ou seja, não haverá tempo para se classificar aos trancos e barrancos entre os 8 primeiros e depois começar um "novo campeonato" em um dos grupos do quadrangular final como nos anos anteriores. Em outras palavras, os times que se planejaram melhor estão em vantagem, sendo assim, qualquer bobeira pode custar a vaga na elite.
     O São Bento, adversário da estreia da Águia, por exemplo, estava treinando há 60 dias. Talvez por isso tenha envolvido a equipe joseense com tanta facilidade, principalmente no primeiro tempo. Enquanto o time são-bentista tocava a bola em velocidade e armava boas jogadas, o São José errava passes fáceis e não conseguia encaixar contra-ataque algum. Era nítida a falta de entrosamento.
     Por incrível que pareça, já há torcedores "jogando a toalha", dizendo que é mais um ano perdido, o que é lamentável. Não se pode fazer uma análise definitiva e cravar o futuro do time por apenas um jogo, uma má apresentação. Tampouco é coerente considerar uma derrota para uma equipe tradicional como o São Bento (no campo do adversário!) algo vergonhoso e um sinal de que não conseguiremos o acesso. Contudo, também não é viável se acomodar e atribuir resultados negativos somente à falta de entrosamento ou à qualidade da equipe adversária. 

     O São Bento é um time tradicional? Sim. Mas o São José também é! Este deve ser o pensamento. E se eles se prepararam melhor, a falta de conjunto é mais um obstáculo que deve ser encarado sem medo, e superado. Da mesma forma que não podemos nos desesperar pela péssima atuação na rodada inicial, também não podemos nos conformar mansamente com uma derrota para uma equipe simplesmente por esta ter tradição. Afinal, a Série A2 de 2014 conta com equipes tradicionais como Ferroviária, Santo André, Marília, Rio Branco, São Caetano, Guarani, etc. Isso sem contar as surpresas que sempre aparecem e os chamados "times ricos", como Red Bull e Grêmio Barueri.
     O que deve ser feito, de imediato, é aproveitar o "fator casa". É uma pena que o Martins Pereira, casa da Águia, não esteja disponível para os jogos, mas jogar no Stavros Papadopoulos, em Jacareí, pode ter um lado positivo: o acanhado estádio facilmente se tornará um caldeirão. O papel da torcida será importante, portanto devemos apoiar o time durante os 90 minutos, vamos jogar junto e pressionar a equipe adversária. 

     E falando em equipe adversária, os dois próximos oponentes do São José se enfrentaram neste domingo e o mandante levou a melhor: Velo Clube 3x1 Guarani. Agora é a nossa vez de aproveitar o "fator campo" e mostrar que podemos lutar de igual para igual com qualquer time. Sem tal pensamento, o acesso ficará distante. O time precisa ter coragem, coragem que faltou na estreia.
     Vamos aguardar pelo jogo de quarta-feira, contra o Velo Clube, sem desespero, com confiança, mas sem tirar o olho da classificação.


Texto: André Ricardo Castanhare
Foto: www.futebolinterior.com.br



  
   

3 comentários:

  1. A águia precisa de confiança e acima de tudo, apoio. De nada adianta a torcida "martelar" os jogadores recém contratados com críticas e ofensas. Acho que o time, apesar da derrota, deve sair com cabeça erguida e o aprendizado para o próximo jogo.

    ResponderExcluir
  2. Não acompanhei a partida, vi apenas alguns lances... Mas pelo que vi o São Bento estava realmente mais entrosado que o São José, e esse foi um fator relevante para a decisão da partida. Vamos apoiar a águia do inicio ao fim, e torcer para que esse entrosamento se amadureça com o decorrer do campeonato.

    ResponderExcluir