terça-feira, 29 de abril de 2014

As Armaduras da Águia: A Taça de Ouro de 1982

     Para dar continuidade à série As Armaduras da Águia, hoje será apresentada a camisa utilizada pelo São José Esporte Clube na Taça de Ouro de 1982.



     A Taça de Ouro - como foi chamado o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão daquele ano - teve início em 16 de janeiro e se estendeu até o dia 25 de abril. Na primeira fase, houve a participação de 40 times, divididos em 8 chaves com 5 agremiações cada.
  Os 28 clubes melhores classificados, independente do grupo, seguiram no campeonato na companhia dos 4 clubes vindos da Taça de Prata. Esses 32 times foram divididos em 8 chaves com 4 equipes cada, sendo que apenas campeão e vice de cada grupo continuariam na disputa.
     Da terceira fase à final da competição, o sistema utilizado passou a ser o mata-mata. Ou seja, jogos eliminatórios, com partidas de ida e volta.

     O São José no Brasileirão de 82

     A Águia do Vale fez um bom Campeonato Brasileiro e terminou o certame na 12ª colocação. Foram 16 jogos disputados, com 7 vitórias, 6 empates e apenas 3 derrotas. Os joseenses marcaram 17 gols e sofreram 11.
    Na primeira fase, o São José compôs o Grupo F, com Atlético/MG, Grêmio/RS, Desportiva/ES e Vitória/BA. Os joseenses terminaram na primeira colocação do grupo, com 10 pontos em 10 rodadas, lembrando que a vitória valia 2 pontos até então.
      Já na segunda fase, a Águia formou o Grupo N, ao lado de Botafogo/RJ, Londrina/PR e Treze/PB. O clube do Vale do Paraíba terminou em primeiro lugar novamente, dessa vez de forma invicta, com 9 pontos em 6 jogos.
     Chegando às oitavas de final, porém, o São José sucumbiu perante o Bangu. Com uma derrota e um empate, a Águia foi eliminada da competição, terminando então em 12º lugar.

     O elenco joseense

GOLEIROS: Ivan, Moreira e Mário
LATERAIS: Sotter e Jabu, Campina e Reinaldo
ZAGUEIROS: Darci, Ademir Gonçalves, Walter Passarinho e Beto Fuscão
MEIAS: Gerson Andreotti, Ademir Mello, Tata e Eli Carlos
ATACANTES: Edinho, Tião Marino, Nenê, Niltinho, Jarbas e Adilson Cantinflas 

     A camisa

     O fardamento foi fabricado pela Penalty, com o logo da fornecedora estampado na camisa. O símbolo do São José era costurado e a numeração pintada. O design foi arrojado para a época, graças às finas listras brancas que cortavam verticalmente o azul.
    Para finalizar, seguem outras fotos da camisa. Esta foi utilizada em jogo pelo centroavante Tião Marino.

     

     


     Ficha técnica

     Ano: 1982
     Fabricante: Penalty

     Texto e fotos: CEZAR TRUNKL

Nenhum comentário:

Postar um comentário