domingo, 10 de agosto de 2014

Águia perde em São Bernardo e se distancia da briga pelo G5


     O São José visitou o São Bernardo na tarde de ontem e foi derrotado por 2x1, em partida válida pela 6ª rodada da Copa Paulista. Com mais esse revés, já são 5 derrotas no certame, e a Águia está cada vez mais distante da classificação para a próxima fase, não só pela pontuação, mas também pelo futebol apresentado, que é bem inferior ao dos adversários.
     A discrepância entre as equipes, tanto na qualidade técnica quanto na eficiência, é tão notória que ontem, por exemplo, pode-se dizer que a partida foi definida nos 17 primeiros minutos. Esse foi o tempo que o Tigre precisou para fazer 2x0 na Águia e mostrar aos joseenses o que é entrar na competição para ser campeão.
     Com 1 minuto de jogo, o camisa 10 são-bernardense, Jean, cruzou da esquerda para o centroavante Henan, de cabeça, tirar o primeiro zero do placar. Após o gol, o São José até tentou ir ao ataque, mas sem muita efetividade. Em um dos avanços da Águia, a bola foi perdida na entrada da área, e o Tigre armou rapidamente um contra-ataque que terminou com um chute preciso de Henan, novamente ele, que mostrou porque enverga a camisa 9 aurinegra: 2x0, com apenas 17 minutos.
     Ainda houve outras jogadas ofensivas na etapa inicial, todavia sem grande perigo para os arqueiros. Já na etapa complementar, aos poucos, os anfitriões começaram a cadenciar o jogo e, com isso, o São José passou a chegar mais. O gol da Águia veio aos 24, com Maikon, camisa 9, em uma cobrança de pênalti. Foi o 4º dele na competição, porém não foi o suficiente para buscar o empate, apesar do grande esforço dos jogadores joseenses.
     É preciso ressaltar que o resultado poderia ter sido ainda pior. Isto porque, aos 30 minutos, o árbitro Daniel Bernardes Serrano deixou de marcar um pênalti claro para os donos da casa. Além disso, aos 39, o bom goleiro joseense Moisés fez uma ótima defesa num chute à queima roupa, evitando mais um gol do Tigre.
     Após a partida, com mais uma derrota, o discurso em relação à competição mudou. Se antes o São José havia entrado para ser campeão, hoje a Copa Paulista é vista como um laboratório para a Série A3 de 2015. E assim a torcida joseense vai se sentindo cada vez mais desrespeitada, humilhada e desesperançosa quanto ao futuro do time.

     Ficha técnica 

     São Bernardo 2 x 1 São José
     Data: 09 de agosto - Horário: 15:00
     Local: Estádio 1º de maio, São Bernardo do Campo

     Árbitro: Daniel Bernardes Serrano
     Assistente 1: Leandro Matos Feitosa
     Assistente 2: Leandro Fernandes Rodrigues
     Quarto árbitro: Valdir Aparecido Montrazio

     São Bernardo: Nunes; Carioca (Lucas Santos), Marcio Garcia, João Francisco e Maicon; Dudu, Fellipe Mateus, Alex e Jean (Bruno Gonçalves); Felipe Zanelatto e Henan (Romario). Técnico: Edson Boaro.
   São José: Moisés; Luan Santana, Rodrigão, Gustavo Sergio e Luis Felipe; Sandro, Fabio Leite (Cláudio Bala), Bruno Celeste e Celinho (Guilherme); Bruno Carvalho (Samuel) e Maikon. Técnico: Jurandir Fatori.

     Classificação, resultados e próximo compromisso

     O São José permaneceu na 7ª colocação do grupo, e só não caiu para a última posição porque o rival Taubaté não conseguiu superar o Grêmio Osasco e continua agarrado à lanterna, ainda sem vencer. Mesmo não caindo na tabela, a Águia agora está a 5 pontos de distância do G5, faltando apenas uma rodada para o fim do primeiro turno.
     Enquanto os joseenses tropeçam rodada a rodada, os rivais vão se distanciando. São Bernardo, Santo André e São Bento estão no caminho certo para garantir as suas vagas. O único santo que destoa é o José. Pelo futebol que as agremiações estão apresentando até o momento, tudo indica que a 4ª vaga e a 5ª serão disputadas entre Grêmio Osasco, Atlético Sorocaba e Juventus. Sendo realista, falta muito para a Águia do Vale almejar algo além do que simplesmente ficar à frente do Burro da Central ao término da 1ª fase da Copa Paulista.


     O Taubaté, rival nessa disputa interna, até que mostrou certa evolução na rodada do fim de semana, pois empatou fora de casa com o Grêmio Osasco, 1x1. Já no confronto que interessava ao São José, o empate não veio: em Sorocaba, o Atlético derrotou o Juventus por 2x0. Por fim, o São Bento perdeu a liderança do grupo ao ser derrotado por 2x0 para o Santo André, fora de casa.
     Agora a Águia terá uma semana livre para treinar visto que só voltará a jogar no próximo domingo, 17, contra o Atlético Sorocaba. A partida será no Martins Pereira, às 10 da manhã e, se a vitória não vier, o discurso poderá mudar novamente: em vez de laboratório para a A3, a Copa Paulista será encarada com o único propósito de não manchar ainda mais a rica história do São José Esporte Clube, tão depreciada nos últimos anos.

ANDRÉ CASTANHARE

Nenhum comentário:

Postar um comentário