quinta-feira, 7 de agosto de 2014

São José perde para o São Bento e agora é o vice-lanterna


     A noite de ontem reservou mais um pesadelo para a torcida joseense. O São José foi derrotado pelo São Bento, em Sorocaba, por 3x0, e já acumula 4 derrotas em 5 partidas na Copa Paulista. O resultado fez a Águia descer uma posição na tabela e agora está na penúltima colocação.
     Os jogadores joseenses até mostraram atitude na etapa inicial, chegando a jogar de igual para igual com os donos da casa. Com a garra demonstrada pelo time, a torcida chegou a sonhar com um resultado positivo, porém a equipe voltou irreconhecível para o segundo tempo e acabou tomando um vareio dos anfitriões.

     Primeiro tempo equilibrado

     Como era de se esperar, os são-bentistas partiram para cima dos joseenses desde o início, tanto que o goleiro Moisés, estreando com a camisa da Águia, fez sua primeira defesa logo aos 40 segundos de jogo. E o arqueiro do São José viu que teria muito trabalho na partida com um novo ataque sorocabano, aos 3 minutos, com Makanaki, que chutou para fora.
     A resposta da Águia veio aos 5 minutos, quando Fabio Leite dividiu com o goleiro Henal e obrigou a zaga do Bentão a afastar para escanteio. No entanto, o veloz Makanaki voltou a assustar, aos 11. O atacante são-bentista chegou à área driblando, mas Luis Felipe, esperto na jogada, tirou para escanteio.
     Mesmo na casa do adversário, o São José não se intimidou, e voltou a atacar aos 21 e aos 26, com Bruno Carvalho, porém os chutes do camisa 11 não foram certeiros. O jogo passou a ser "lá e cá", e aos 32, novamente ele, Makanaki, bateu, mas o bom goleiro Moisés, no reflexo, deu um tapa na bola, mandando-a para escanteio.
     Após o susto, a Águia chegou mais duas vezes consecutivas. A primeira, aos 35, com Maikon, que chutou para fora. No minuto seguinte, foi a vez de Fabio Leite arriscar e também errar. O São Bento voltou a atacar aos 40, com Almir Dias, que tentou cruzar, mas a bola foi direto para o gol, fazendo com que Moisés, novamente no reflexo, salvasse os joseenses.
     E antes do árbitro Luiz Carlos Ramos Júnior apitar o fim do primeiro tempo, os visitantes assustaram os anfitriões mais uma vez. Aos 43, o atacante Maikon e o meia Celinho inverteram os papeis e quase deu certo. Maikon cruzou e Celinho subiu de cabeça, porém errou o alvo. Foi a última jogada da etapa inicial, que ficou no 0x0, apesar das emoções.

      Segundo tempo catatônico

     O técnico Jura, em entrevista, mostrou-se satisfeito com a equipe nos 45 minutos iniciais, e os próprios jogadores mostravam otimismo em seus discursos quando desciam ao vestiário. No entanto, em uma espécie de catatonia futebolística, a Águia, tão valente e veemente no primeiro tempo, demonstrou uma passividade na etapa complementar que facilitou a vida do São Bento.
     Logo aos 2 minutos, Moisés foi obrigado a fazer uma ótima defesa, salvando a equipe de levar o primeiro gol. Pouco tempo depois, aos 8, o centroavante sorocabano Gueguel começou a aparecer, primeiro, com uma cabeçada para fora. Depois, aos 19, ele concluiu com precisão um cruzamento de Makanaki, de perna direita, indefensável: 1x0.
     Com vantagem no placar, o Bentão passou a dominar o jogo e tocava a bola com tranquilidade. Aos 22, Makanaki, sempre perigoso, chutou para fora. Aos 33, Veloso bateu falta e Moisés fez a defesa. Mas, aos 35, o camisa 1 joseense nada pode fazer. Gueguel, de bicicleta, fez um golaço e matou a partida: 2x0 para os são-bentistas.
     Nos minutos finais o que se via era a Águia perdida em campo. Joel tentou se aproveitar, mas Moisés, mostrando segurança, barrou mais um ataque sorocabano. O jogo já estava definido e a torcida do São Bento fazia a festa nas arquibancadas, contudo ainda havia o último ato do espetáculo. Sob os gritos de olé, veio o golpe final: Eder, de cobertura, fez 3x0, para deixar o Bentão isolado na liderança e os joseenses desesperados, fora do G5.

     Ficha técnica

     São Bento 3 x 0 São José
     Data: 06 de agosto - Horário: 20:00
     Local: Estádio Walter Ribeiro, Sorocaba

     Árbitro: Luiz Carlos Ramos Júnior
     Assistente 1: Marcelo Ferreira da Silva
     Assistente 2: Rubem Guimarães Marcondes Cezar
     Quarto árbitro: Luiz Fernando Bernardes de Souza

     São Bento: Henal; Veloso, Danilo, Matavelli e Cortez; Matheus (Rafael), Eder, Almir Dias (Rossini) e Marquinhos; Makanaki (Joel) e Gueguel. Técnico: Vitor Mosca. 
     São José: Moisés; Luan Santana, Rodrigão, Gustavo Sergio e Fabio Leite; Luis Felipe, Sandro (Rodrigo Hote), Celinho e Bruno Celeste (Cláudio Bala); Bruno Carvalho (Samuel) e Maikon. Técnico: Jurandir Fatori.

     Classificação, resultados e próximo compromisso

     Com a derrota, o São José caiu da 6ª para a 7ª colocação no Grupo 3, e agora está à frente apenas do Taubaté, que ainda não venceu no campeonato. Mesmo com campanha melhor que a do Burro, a Águia continua com a defesa mais vazada e o pior saldo de gols entre os 22 participantes dos 3 grupos da Copa Paulista.


     Ainda restando 2 jogos para o fim do 1º turno, a situação começa a se complicar para o São José, pois os adversários estão pontuando, distanciando-se, enquanto os joseenses estacionaram nos 3 pontos. Os outros resultados da chave da Águia, pela 5ª rodada, foram os seguintes: Juventus 0x2 São Bernardo, Grêmio Osasco 1x1 Santo André, e Taubaté 0x2 Atlético Sorocaba.
     O próximo compromisso do São José Esporte Clube será no ABC, sábado, 09, às 15 horas, contra o São Bernardo. O Tigre é o vice-líder do grupo e, o duelo contra a Águia, marcará o encontro do melhor ataque com a pior defesa. Tudo indica que gol é o que não vai faltar no próximo jogo. Os joseenses esperam, todavia, que haja uma surpreendente reviravolta nas estatísticas, pois o óbvio está enfastiando os devotos de São José. Que venha um milagre.

ANDRÉ CASTANHARE

Nenhum comentário:

Postar um comentário