sábado, 13 de setembro de 2014

Dois duelos no Martins Pereira: São José x São Bernardo e Maikon x Henan



     A manhã deste domingo será decisiva para a Águia do Vale. O São José receberá o líder e carrasco São Bernardo, no Martins Pereira, às 10 horas, em partida válida pela penúltima rodada da primeira fase da Copa Paulista. O jogo, além de poder definir matematicamente a classificação dos joseenses à próxima fase, terá o duelo entre os dois maiores goleadores do campeonato. 
     Se o São José vencer amanhã, estará classificado. Isto porque a Águia atingiria os 19 pontos, não podendo mais ser alcançada pelo Grêmio Osasco, 7º  colocado. Mesmo que os gremistas conquistem duas vitórias nas duas últimas rodadas, chegarão aos 19 também, porém ficariam com uma vitória a menos que os joseenses. Sendo assim, 3 pontos amanhã, no Martins Pereira, já deixam o São José pelo menos como o 6º melhor colocado entre todos os grupos, independentemente de outros resultados.
     Em caso de empate, ainda há a possibilidade de ocorrer a classificação joseense amanhã, no entanto, a Águia dependeria de outros resultados. Se não houver vencedor entre São José e São Bernardo, os joseenses chegarão a 17 pontos e precisarão torcer contra dois adversários. Em seu próprio grupo, será preciso uma derrota do Grêmio Osasco diante do Taubaté, em Guarulhos. Já pelo Grupo 2, será necessário que o XV de Piracicaba vença o União Barbarense, em Santa Bárbara D'oeste, ou que ocorra um empate, para que o Leão da 13, atualmente com 12 pontos, não consiga se tornar o 6º melhor colocado.
     Por outro lado, se o São José for derrotado pelo São Bernardo, não há possibilidade alguma de conseguir a classificação já nesta rodada e, além disso, a situação poderá ficar complicada para os joseenses. Nesse caso, seria preciso que todos os adversários na briga pela vaga tropeçassem. Além de Grêmio Osasco e União Barbarense, já mencionados, Atlético Sorocaba e Juventus também se tornariam alvos da Águia. O problema é que Galo e Moleque Travesso se enfrentarão amanhã e, qualquer que seja o resultado, o São José já perderia uma posição na classificação.


     Diante dessa situação, a melhor alternativa para os joseenses, sem dúvidas, é vencer para garantir a vaga sem precisar de outros resultados. Assim como  foi na última partida, contra o São Bento, o São José irá enfrentar, amanhã, um adversário que já está classificado, o que teoricamente pode deixar o jogo menos tenso. No entanto, o São Bernardo é o líder do Grupo 3 e, se mantiver a liderança, em tese, cairá numa chave menos complicada na próxima fase. Por isso é de se esperar um jogo extremamente difícil no Martins Pereira.
     E para tentar superar os são-bernardenses, os joseenses terão a volta do goleiro Moisés, que cumpriu suspensão automática. Celinho, contundido, também poderá voltar. Além disso, estará em campo o artilheiro da competição: Maikon, camisa 9 do São José, com 9 gols marcados. Já que o assunto é a artilharia, o jogo reserva um duelo à parte: Henan, vice-artilheiro do certame, com um gol a menos, também estará em campo, com a camisa do São Bernardo. Em outras palavras, o embate vale a classificação e a artilharia.
     Todos esses atrativos indubitavelmente deixam os torcedores joseenses ansiosos pela partida de amanhã, todavia, há algo mais que faz com que a presença da torcida seja ainda mais importante. Historicamente, o São Bernardo costuma levar grande vantagem contra o São José. Foram 20 jogos até o momento, com 13 vitórias do Tigre, contra apenas 2 da Águia. E no critério "gols marcados", os são-bernardenses também têm 11 de vantagem: 27 a 16. Dessa forma, é imprescindível que a nação joseense compareça para empurrar o time rumo à classificação, mas enquanto a hora do apito inicial não chega, acompanhe as estatísticas e os resultados de todos os duelos entre os clubes.

20 jogos - 43 gols (Média: 2,15 por partida)
02 vitórias do São José
13 vitórias do São Bernardo
05 empates
16 gols da Águia
27 gols do Tigre

19/02/2006 - SÃO JOSÉ 3x1 São Bernardo (Paulista Série A3)
08/04/2006 - São Bernardo 2x1 SÃO JOSÉ (Paulista Série A3)
27/07/2006 - SÃO JOSÉ 0x1 São Bernardo (Copa FPF)
09/09/2006 - São Bernardo 1x0 SÃO JOSÉ (Copa FPF)
05/08/2007 - SÃO JOSÉ 0x0 São Bernardo (Copa FPF)
08/09/2007 - São Bernardo 1x1 SÃO JOSÉ (Copa FPF)
26/07/2008 - SÃO JOSÉ 0x0 São Bernardo (Copa Paulista)
06/09/2008 - São Bernardo 2x0 SÃO JOSÉ (Copa Paulista)
18/02/2009 - São Bernardo 2x1 SÃO JOSÉ (Paulista Série A2)
26/07/2009 - SÃO JOSÉ 2x0 São Bernardo (Copa Paulista)
06/09/2009 - São Bernardo 3x1 SÃO JOSÉ (Copa Paulista)
03/03/2010 - SÃO JOSÉ 1x1 São Bernardo (Paulista Série A2)
01/08/2010 - SÃO JOSÉ 1x2 São Bernardo (Copa Paulista)
04/09/2010 - São Bernardo 1x1 SÃO JOSÉ (Copa Paulista)
07/08/2011 - SÃO JOSÉ 1x2 São Bernardo (Copa Paulista)
17/09/2011 - São Bernardo 2x1 SÃO JOSÉ (Copa Paulista)
18/03/2012 - SÃO JOSÉ 0x1 São Bernardo (Paulista Série A2)
12/08/2012 - SÃO JOSÉ 0x1 São Bernardo (Copa Paulista)
16/09/2012 - São Bernardo 2x1 SÃO JOSÉ (Copa Paulista)
09/08/2014 - São Bernardo 2x1 SÃO JOSÉ (Copa Paulista)

     Relembrando o embate anterior

     São José e São Bernardo se  enfrentaram na  6º rodada do 1º turno da Copa Paulista, no Estádio 1º de Maio, e os donos da casa venceram por 2x1. Naquela ocasião, os são-bernardistas estavam na vice-liderança e a vitória sobre os joseenses deram a liderança do grupo à equipe auri-negra, o que mostra que o time de São Bernardo do Campo manteve a regularidade no torneio. 
      Por outro lado, a Águia do Vale estava em penúltimo lugar antes do embate e nessa posição permaneceu após a derrota. O  contexto era bem diferente para o São José, pois o time havia vencido apenas uma  partida e perdido todas as outras, situação que já deixava os torcedores desesperados, imaginando que toda a tortura do primeiro semestre continuaria no segundo. Além disso, havia a decepção pelo fato de que o time, segundo os investidores, havia  sido montado para ser campeão, todavia não estava correspondendo dentro das quatro linhas.
     No entanto, a derrota para o São Bernardo foi o último capítulo dos momentos de agonia dos joseenses na Copa Paulista. Isto porque a partir da rodada seguinte, contra o Atlético Sorocaba, a Águia do Vale deu a volta por cima e reagiu na competição. Os jogadores passaram a demonstrar um futebol digno de aplausos, com raça, entrega e também qualidade técnica. Ou seja, hoje o momento é completamente diferente do ambiente vivido no encontro anterior entre Águia e Tigre. Mesmo assim, quem quiser recordar como foi o último duelo, pode acessar a matéria do blog Intrinsecamente São José no link abaixo.

     Ingressos, promoção e transmissão

     Os ingressos permanecem com os mesmos valores: 20 reais para as arquibancadas, 30 para as cadeiras laterais e 40 para as cadeiras centrais. Estudantes, professores da rede pública e aposentados pagam metade do valor. Além disso, a promoção dos dois últimos jogos no Martins Pereira foi mantida: quem estiver com a camisa da Águia do Vale e comprar o ingresso  nas bilheterias do estádio, paga apenas 50% do valor.
     Já os torcedores que estiverem impossibilitados de acompanhar o São José Esporte Clube "in loco", podem ouvir o jogo pelo rádio. A Rádio Estadão (1290 am) transmitirá a partida, que também poderá ser ouvida pelo site. Basta clicar no link abaixo.

ANDRÉ CASTANHARE

Nenhum comentário:

Postar um comentário