quinta-feira, 11 de setembro de 2014

São José vence, convence e Maikon assume a artilharia


       O  São José recebeu o São Bento nesta quarta-feira, no Martins Pereira,  e venceu de forma convincente por 3x1. Em  noite inspirada, a Águia não deu chances ao Bentão e impôs seu ritmo do início  ao  fim. O atacante Maikon fez dois gols e se tornou o artilheiro da competição. Misael também  marcou.


     Desde o início da partida os joseenses mostraram superioridade e impuseram pressão sobre os visitantes. A primeira jogada de perigo veio em um contra-ataque, aos 12 minutos. Thyego Manuel roubou a bola no campo de defesa e fez um lançamento em profundidade, preciso, na ponta esquerda, para Maikon. O atacante levou à linha de fundo e cruzou para a área, porém a zaga sorocabana afastou o perigo.
    Aos 19, foi a vez de Fabio Leite dar trabalho ao setor defensivo são-bentista. Em cobrança de falta na  ponta direita, o meia chutou direto para o gol, uma bola venenosa, no ângulo do arqueiro Henal, que teve que se esticar todo para mandar para a linha de fundo. No minuto seguinte, na cobrança de escanteio, o zagueiro Misael acertou um chute de esquerda, de primeira, para abrir o marcador, com um  golaço digno de  centroavante.
     Somente aos 28 o São Bento chegou pela primeira vez, com um chute à queima-roupa, que Alex Graciani, substituindo Moisés, defendeu com propriedade. Em resposta ao primeiro ataque sorocabano, veio o segundo gol joseense. Aos 34, Maikon cobrou uma penalidade máxima no canto esquerdo rasteiro de Henal para fazer 2x0 para a Águia do Vale e dar tranquilidade ao time, que passou a tocar mais a bola até o término do primeiro tempo.


      Na etapa complementar, a Águia voltou disposta e liquidar de vez o embate, e conseguiu. Logo aos 3 minutos, mão na  bola  dentro da área, pênalti. Após muita reclamação por parte dos jogadores do São Bento, Maikon ajeitou a bola  com carinho, aos 5 minutos, para mandá-la no canto oposto do goleiro: 3x0 no placar e artilharia isolada da Copa Paulista para o camisa 9 joseense.


     Com a vitória definida, a Águia apenas cadenciou o jogo e, naturalmente, acabou dando mais espaço ao time adversário. Tanto que o São Bento chegou duas vezes com perigo. Na primeira, aos 9, Joel apareceu livre no bico da pequena área, mas Alex Graciani cresceu no lance e fez a defesa com os pés. Já aos 21, o Bentão conseguiu uma bola na trave de Alex, que depois encaixou a pelota em cima da linha.
     Após alguns avanços ao ataque tanto do São Bento como do São José, todos sem muita precisão, Maikon apareceu novamente para dar mais emoção ao jogo. Aos 42,  o matador arriscou de fora da área, no canto, mas Henal pulou para fazer a defesa. Esse seria o último lance da partida se o árbitro não resolvesse dar 5 minutos de acréscimos. O São Bento soube se aproveitar disso e diminuiu  o placar, em um pênalti duvidoso.  Aos 49, Makanaki bateu e diminuiu: 3x1. Logo após o gol, o juiz encerrou a partida. Festa dos jogadores com a apaixonada torcida joseense.



     Ficha técnica

     São José 3 x 1 São Bento
     Data: 10 de setembro - Horário: 20:00
     Local: Martins Pereira, São José dos Campos

     Árbitro: Luiz Renato Cafundó Soares
     Assistente 1: Eduardo Vequi Marciano
     Assistente 2: Patrick André Bardauil 
     Quarto árbitro: Wanecley  Lopes  da Silva

     São José: Alex Graciani; Luan Santana, Misael, Rodrigão e Thyego Manuel; Luis Felipe, Sandrinho, Bruno Celeste (Amauri) e Fabio Leite; Cecel (Bruno Carvalho) e Maikon (Cláudio Bala). Técnico: Jurandir Fatori.
      São Bento: Henal; Veloso, Danilo, Jadson e Cortez;  Levi, Rafael Domingos (Bruno Rê), Rossini (Lucas Salinas) e Almir Dias; Joel (Eltinho) e  Makanaki. Técnico: Vitor Mosca.

     
     Classificação, outros resultados e próximo compromisso

     Com a vitória de ontem, o São José permaneceu na 4ª colocação, mas diminuiu a distância para os líderes São Bernardo, São Bento e Santo André, que já estão classificados. A Águia agora soma 16 pontos, 4 a menos que os 3 clubes que dividem a liderança do Grupo 3.


     A situação joseense poderia ser mais tranquila na tabela, porém os outros 3 clubes que brigam com o São José pelas 2 vagas que sobram no G5 (ou talvez 3 vagas, caso o 6º melhor seja da chave da Águia) também venceram. O Grêmio Osasco foi a Mauá e derrotou o Santo André por 1x0. Mesmo placar da vitória do Juventus sobre o São Bernardo, em São Bernardo do Campo. Já o Atlético, em Sorocaba, venceu o Taubaté por 2x0. O Burro da Central, aliás, é o primeiro (e único) time do grupo eliminado. Além disso, os taubateanos, ainda sem vencer no campeonato, já têm a última colocação garantida.
     O próximo adversário do São José agora será o líder São Bernardo, no domingo, 13, às 10 da manhã, no Martins Pereira. Se a Águia vencer o Tigre, poderá se classificar com uma rodada de antecedência,  dependendo de uma combinação de resultados. Por este motivo, a presença da torcida será imprescindível na partida deste fim de semana.

     O matador

     O artilheiro da Copa Paulista 2014 é do São José. Maikon, camisa 9 da Águia, tem demonstrado seu faro de gol  jogo a jogo e, após os 2 tentos anotados contra o São Bento, assumiu a ponta na disputa pela artilharia do certame. Confira os principais goleadores:
9 gols  -  Maikon (São José)
8 gols  -  Henan (São  Bernardo)
6 gols - Vitor (Botafogo), Adriano Paulista (Ferroviária), Jobinho (Rio Branco) e Gueguel (São Bento).

Texto e fotos: ANDRÉ CASTANHARE

Nenhum comentário:

Postar um comentário