domingo, 30 de março de 2014

Rebaixado e desfigurado. Este é o São José que enfrentará o Monte Azul, em Jacareí


     Logo mais o São José receberá o Monte Azul, no Stavros Papadopoulos, com um clima bem mais tétrico do que nas rodadas anteriores. A Águia entrará em campo já rebaixada e, além disso, não contará com grande parte dos jogadores que vinham atuando na competição, nem com o recém-chegado técnico, tampouco com o falaz presidente já há muito ausente.
     Se parte dos torcedores mais alucinados ainda via remota esperança de escapar do descenso, mesmo após o massacre por 6x0 em Marília, ontem tal expectativa utópica foi destruída de uma vez por todas. Com a vitória do São Caetano sobre o Marília - último algoz joseense - por 2x0, e com o triunfo do Rio Branco sobre o Mirassol - outro verdugo do São José - por 3x0, a queda foi oficialmente decretada. A Águia está matematicamente rebaixada.
     Mesmo que vençam os 3 jogos que restam, os joseenses chegarão somente a 17 pontos. Os primeiros times fora do Z4 são Guaratinguetá, Rio Branco e São Caetano, todos com 18, sendo que a Garça ainda jogará a 17ª rodada, podendo chegar aos 21. A queda era iminente, todos tinham consciência de que era questão de tempo devido aos ininterruptos descomedimentos administrativos, todavia a dor e o abatimento com a concretização do já esperado desfecho são imensuráveis, pela grandeza do São José Esporte Clube.

     Presidente, técnico e jogadores

     Como se não bastasse estar rebaixado mesmo faltando 3 jogos para o término do torneio, o São José ainda enfrentará outros problemas. Na última quarta-feira foi anunciado que a portentosa, excelsa, sideral, fabulosa e misteriosa parceria que estava já certa não viria mais. Este foi o último ato varzeano do presidente Geleia, após iludir todos os torcedores e jogadores durante meses, pois o mesmo pediu licença, alegando problemas de saúde. O navio afundou e seu capitão foi o primeiro que para fora dele pulou.
     Seguindo o exemplo de Geleia, o técnico Vânder Luís, com poucos dias exercendo a função, também se desligou do clube. Ídolo da Águia no final dos anos 80 e início dos anos 90 como jogador, já como treinador ele deixou muito a desejar. Mesmo aceitando o cargo sem receber salários, foi outro a abandonar o clube, afirmando que não tinha mais forças para motivar os atletas e reclamando da estrutura precária, a qual já era evidente antes mesmo de assumir o desagradável desafio.
     Por fim, cansados de tantas promessas vulpinas, tanto amadorismo e tamanha falta de respeito, muitos jogadores saíram do SJEC. Estes, por mais que não tivessem qualidade para vestir o histórico manto joseense, não podem ser culpados. Dentro de suas limitações, entregaram-se ao máximo a cada jogo, mesmo sem receber salários desde que chegaram ao São José. Segue a lista dos jogadores que se desligaram: Dé Bahia, Ícaro, Jhuan, William Santos, André Felipe, Luiz Felipe, Leandro e o habilidoso Anderson Ligeiro, considerado o mais talentoso de todo o elenco.

     Expectativas para o jogo

     É difícil dizer o que se pode esperar da partida desta tarde, pois até a lista dos 11 que entrarão em campo é uma incógnita. Quem comandará os sobreviventes da debandada será Paulo Mulle, porém o "novo técnico" terá muitos problemas para escalar o time titular, devendo fazer algumas improvisações.
     Caso a Águia seja derrotada, possivelmente até a lanterna isolada do campeonato já estará decretada. Pelo lado do Monte Azul, se não há risco de rebaixamento, o acesso está praticamente descartado. O Azulão precisa vencer os 3 jogos que restam para chegar aos 31 pontos, porém esta já é a pontuação do São Bento, 3º colocado. A 4ª e última vaga, no momento, é do Marília, que está com 30 pontos. 



     Curiosidade malograda

     Como pode ser visto na postagem de ontem (vide histórico de confrontos), São José e Monte Azul se enfrentaram apenas 4 vezes na história. O fato curioso sobre tais embates é que todos aconteceram em Monte Azul Paulista. Hoje será a primeira vez que a Águia será mandante, entretanto, tal situação se tornou desinteressante devido ao rebaixamento antecipado do São José Esporte Clube.

     André Ricardo Castanhare

Nenhum comentário:

Postar um comentário