Ontem à tarde, São José e Itapirense se enfrentaram pela primeira vez na história e, aproveitando a má fase dos anfitriões, os visitantes venceram por 3x1. Já é a sétima derrota dos joseenses em onze jogos e o time está psicologicamente rebaixado. Pode-se ver claramente tal situação, pois os concorrentes diretos perdem e ajudam a Águia rodada a rodada, mas o time mesmo não se ajuda porque parece não haver mais força nem cabeça para reagir.
Análise lance a lance do primeiro tempo
Logo no início da partida, aos 6 minutos, o zagueiro Ícaro fez uma lambança na entrada da área. O camisa 4 tentou recuar de cabeça para o goleiro Júnior, mas a bola ficou mais para o veterano Finazzi, que chegou antes e sofreu pênalti do arqueiro joseense, que foi expulso. Com isso, o goleiro Ramon teve a oportunidade de estrear na meta da Águia, e sua estrela brilhou. Roberto Jacaré, aos 9 minutos, bateu a penalidade rasteira, no canto direito, para fora. Ramon pulou no canto certo.
Com um a menos, o setor defensivo joseense continuou a errar em lances fáceis. Aos 12, Leandro Ratinho perdeu a bola, todavia o ataque do Itapirense não soube aproveitar o presente. Pouco tempo depois, aos 16, foi a vez de Dé Bahia marcar bobeira, perdendo a bola na intermediária, contudo, ele mesmo se redimiu, consertando a jogada com um carrinho na marca do pênalti, evitando a finalização do adversário para o gol.
Percebendo o nervosismo dos jogadores da Águia, a Vermelhinha foi para cima. Aos 20, Ibson, chutou da entrada da área, rasteiro, mas Ramon caiu e segurou firme, fazendo grande defesa e passando confiança aos companheiros. E aos 22, Ramon teve que trabalhar novamente; bola cruzada da direita para a área, Finazzi pegou de primeira e o arqueiro joseense fez uma ótima defesa, no reflexo e, no rebote, chegou antes dos atacantes e mandou a bola para escanteio.
O Itapirense dominava completamente o São José, até que, aos 37, Anderson Ligeiro, pela ponta esquerda, entrou na área, deu um corte seco na zaga e chutou para fora. Foi o primeiro ataque, de fato, da Águia.
Apesar do susto, os visitantes não se intimidaram e voltaram a atacar. Aos 39, Dé Bahia salvou uma bola que já havia passado por Ramon, na pequena área, em um bate rebate que quase ocasionou complicações aos joseenses.
Aos 40, o árbitro Magno de Souza Lima começou a aparecer de forma desastrosa. Ligeiro, sempre pela esquerda, foi em direção ao bico da área e sofreu falta dura, porém o Sr. Magno nada marcou. O camisa 11 da Águia ficou caído, sentindo muitas dores e, no contra-ataque, Finazzi abriu o placar: 1x0. A reclamação foi geral, e Ligeirinho precisou, inclusive, sair de maca para ser atendido fora de campo.
Já recuperado, Anderson Ligeiro, disparado o melhor jogador do elenco joseense em 2014, proporcionou o último ataque da etapa inicial. Aos 47, pela ponta esquerda, sozinho contra dois zagueiros rivais, ele tomou a bola do primeiro, deixando-o para trás, deu um lindo drible no segundo, porém concluiu para fora. E assim terminou o primeiro tempo, Águia em desvantagem.
Segundo tempo lance a lance
Curiosamente, o São José voltou para a segunda etapa com camisas brancas. Talvez a troca do uniforme no intervalo tenha sido superstição, afinal, a única vitória joseense na competição ocorreu quando o time jogou de branco, contra o Grêmio Osasco.
Mesmo com vestimenta diferente, o segundo tempo começou como o primeiro: com ataque da Vermelhinha. Aos 8, Ramon espalmou bola alçada na área e, no rebote, o ataque itapirense desperdiçou boa oportunidade, isolando a bola. Contudo, a pressão dos visitantes continuou, e aos 10 minutos, Ramon viu uma bola cabeceada no seu poste direito.
Aos 13, a Águia, cansada de ser pressionada, decidiu voar. E Jhuan voou, literalmente, após sofrer pênalti. A torcida explodiu no Gregão e cantou antecipadamente o gol de empate. Anderson Ligeiro, sempre ele, o jovem experiente atacante pegou a bola com carinho, ajeitou na marca penal e, aos 15, fez o seu primeiro gol com a camisa do São José Esporte Clube. Delírio na arquibancada e 1x1 no placar.
Só que o gol não abalou o Itapirense e, aos 21, em bola cruzada na área, Renan, de cabeça, acertou o travessão de Ramon. Então, eis que o juiz resolveu aparecer mais uma vez, novamente de forma desastrosa. Aos 31, nova bola cabeceada no travessão, contudo, em vez de dar tiro de meta, o árbitro marcou, de forma absurda, escanteio. Na cobrança, gol de Diego. 2x1 no placar e muita reclamação por parte dos jogadores, comissão técnica e torcedores joseenses.
Partindo desesperadamente para o ataque, o São José tentou novo empate aos 40. Luan pedalou, rolou para Dé Bahia, que encheu o pé na entrada da área, pela direita, mas a bola passou por cima do gol defendido pelo experiente Adinam.
Aos 45, Ligeiro foi empurrado entre o bico esquerdo da área e a meia lua. Dé Bahia cobrou a falta, mas novamente mandou a bola por cima, desperdiçando uma chance preciosa de igualar o marcador.
O desespero tomou conta da Águia e, aos 46, numa cobrança de escanteio, até o goleiro Ramon foi para a área adversária. A jogada não teve sucesso e, no contra-ataque, quase o São José tomou o terceiro gol.
E o que já estava ruim, ficou ainda pior. Graças a dois fatores: a competência do Itapirense e a péssima arbitragem. O Sr. Magno apareceu novamente e conseguiu errar nos três gols da Vermelhinha. No último lance da partida, aos 47, Ibson recebeu em posição de impedimento, driblou o bom goleiro Ramon e fechou a conta: São José 1x3 Itapirense. Fim da etapa complementar, fim de jogo, e começo de mais reclamações.
Ficha técnica
São José: Júnior; Dé Bahia, Jean, Ícaro e Maurício Baiano (Luan); Leandro Ratinho, Dinho Souza, Luiz Felipe (Paulo Henrique) e Jhuan; Anderson Ligeiro e Rômulo (Ramon). Técnico: Jurandir Fatori.
Itapirense: Adinam; Rufino (Humberto), Renan e Vinícius; Saulo, Anderson Luiz (Diego), Valdeir e Daniel Cruz; Ibson, Roberto Jacaré (Léo Carioca) e Finazzi. Técnico: Ruy Scarpino.
Classificação
Após 11 partidas disputadas, o São José permanece na lanterna. Os adversários diretos na briga contra o descenso perdem seus jogos, mas a Águia não faz a sua parte. Se o time fizesse apenas o seu dever de casa, não estaria mais no Z4, entretanto, os jogadores, apesar de muito esforçados e profissionais, aparentam não ter mais força física nem psicológica para reverter a situação.
O São José permanece com 6 pontos, 5 a menos do que o Velo Clube, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Entretanto, o Velo está com um jogo a menos. Na quarta-feira de cinzas, dia 05, receberá o Batatais, no único jogo da 11ª rodada que ainda não aconteceu.
Já que dentro de campo os resultados não estão vindo, que a torcida seja para um resultado positivo do Batatais, caso contrário a Águia verá a chance de escapar da degola cada vez mais distante. No momento, a chance de permanecer na A2 é apenas matemática.
Próximo jogo
O São José voltará a campo somente no próximo sábado, dia 8, contra a Ferroviária, que na última rodada goleou o Guaratinguetá por 5x0. A partida será no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, às 10 da manhã, e a Rede TV transmitirá o jogo ao vivo.
Post Scriptum
Destaque da Águia do Vale em todas as partidas das quais participou, o garoto Anderson Ligeiro, ou Ligeirinho, como preferir, de apenas 18 anos, tem recebido aplausos da torcida e é considerado o melhor jogador do elenco. Com muita habilidade, velocidade e personalidade, já caiu nas graças dos joseenses. Apesar de jovem, parece um veterano em determinadas jogadas, mostrando-se muito experiente.
Destaque da Águia do Vale em todas as partidas das quais participou, o garoto Anderson Ligeiro, ou Ligeirinho, como preferir, de apenas 18 anos, tem recebido aplausos da torcida e é considerado o melhor jogador do elenco. Com muita habilidade, velocidade e personalidade, já caiu nas graças dos joseenses. Apesar de jovem, parece um veterano em determinadas jogadas, mostrando-se muito experiente.
O garoto em breve estará em um dos grandes clubes do Brasil. Para homenageá-lo, segue abaixo o primeiro gol dele com a camisa do São José, marcado ontem. Acompanhe na visão do torcedor, diretamente das arquibancadas.
Texto, fotos e vídeo: André Castanhare
Caso prefiram, podem ver o vídeo diretamente no meu canal do youtube:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=u8zgUkMuxJU