Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014. Esta é a data que marca, definitivamente, a reação do São José Esporte Clube no Campeonato Paulista da Série A2. Ao derrotar pelo placar de 2x1 o Grêmio Osasco, no Stavros Papadopoulos, a Águia voltou a voar e agora almeja sair da zona de rebaixamento nas próximas rodadas.
Foi apenas a primeira vitória na competição, mas o São José já sonha alto, afinal, de um time que estava sem vencer há sete jogos, passou a ser uma equipe que está sem perder há três partidas. A diferença para o primeiro clube fora do Z4 (Grêmio Barueri) agora é de apenas dois pontos.
O jogo
Para mostrar aos torcedores que a Águia ainda estava viva na competição, os joseenses deveriam pressionar o Grêmio Osasco desde o início, porém os visitantes tiveram um pênalti a seu favor logo aos 7 minutos do 1º tempo, o que foi um balde de água fria na torcida. Entretanto, Deivid cobrou a penalidade na trave direita de Júnior que, no rebote, fez bela defesa, evitando a abertura do placar.
A partir daí o São José cresceu. O técnico Jurandir Fatori percebeu que o GEO estava acuado e que a Águia precisava armar melhor as jogadas, fazendo com que a bola chegasse mais redonda aos atacantes, então sacou Lek Lek e lançou Luan, que fez a sua estreia com o manto joseense. E em sua primeira participação, aos 40 minutos, o camisa 15 cruzou a bola na cabeça do zagueiro artilheiro Ícaro, que mandou para o fundo das redes. São José 1x0. E assim terminou a etapa inicial.
O 2º tempo começou de outra forma, com o time osasquense atacando mais, em busca do empate. E logo aos 7 minutos, Felipe Desco, aproveitando uma sobra da zaga, igualou o marcador: 1x1. A partida ficou quente e, menos de 5 minutos após o gol, 2 jogadores foram expulsos, por desentendimento: Jhuan, do São José e Danilo, do Grêmio Osasco.
Com a cabeça mais fria, a Águia voltou a pressionar e desempatou o embate aos 21 minutos. Dé Bahia chutou da entrada da área e, no rebote do goleiro, Rômulo, de cabeça, fez 2x1. Foi o primeiro gol do camisa 9 pelo São José e justo o gol da primeira vitória do time no campeonato.
Após o segundo tento anotado pelos joseenses, o Grêmio Osasco passou a atacar com mais frequência, enquanto a Águia apenas se defendia, administrando a vantagem. O lance mais perigoso dos visitantes ocorreu no fim da partida, numa cobrança de falta que passou perto, por cima do gol de Júnior, que apenas acompanhou.
Os minutos finais se tornaram uma tortura para a torcida. Cada segundo parecia uma eternidade, mas, ao apito final do árbitro, a festa tomou conta do gramado e das arquibancadas. Os torcedores reconheceram toda a garra e empenho dos atletas e estes foram aplaudir o público presente e agradecer pelo apoio durante os 90 minutos.
Classificação
O São José permanece na lanterna, mas agora a diferença de pontos para os concorrentes na briga contra o descenso é menor. Se o São José vencer o próximo confronto, dependendo de resultados de outras partidas, pode deixar o Z4 já na próxima rodada.
Ficha técnica
São José: Júnior; Dé Bahia (Nícolas), Jean, Ícaro e William Santos; Leandro Ratinho, Felipe Alves e Jhuan; Lek Lek (Luan), Anderson Ligeiro (Felipe Campos) e Rômulo. Técnico: Jurandir Fatori.
Grêmio Osasco: Jefferson; Wallace, Peterson, Klézio e Mazão; Danilo, Mendes (Thiago Seiji), Deivid (Erik) e Geninho; Felipe Desco e João Paulo (Wellington). Técnico: Zé Augusto.
Próximo jogo
A Águia do Vale voará até Santa Bárbara d'Oeste para enfrentar, no próximo sábado, às 16 horas, o União Barbarense. O Leão da Treze está na 14ª colocação, com 8 pontos e, em caso de vitória do São José, ambas as equipes ficarão com a mesma pontuação.
Texto e fotos: André Castanhare
Nenhum comentário:
Postar um comentário